Sem dúvida, o capacitismo é o conceito menos conhecido quando tratamos de discriminação dos chamados grupos minorizados.
Conceitos como sexismo em relação às mulheres, o racismo contra as pessoas negras e a homofobia, transfobia e outras formas de discriminação de gênero em relação ao grupo LGBTQIA+, seguramente, são conceitos que já são mais amplamente debatidos em destaque nacional em decorrência da grande relevância que essas pautas alcançaram, nos últimos anos, na mídia nacional.
Com relação ao capacitismo, essa falta de visibilidade tem atrapalhado muito o enfrentamento ao preconceito contra o capacitismo.
Pouco se discute hoje em dia, sobre o descumprimento da legislação que garante o direito e participação plena da pessoa com deficiência na sociedade.
Essa falta de debate tem, de certa forma, alimentado a falsa crença de que as pessoas com deficiência não são capazes de atuar, ativamente, na sociedade, o que é um grande equívoco.
Iniciativas, como essa do Tribunal de Justiça do Maranhão, merecem da parte da mídia local todo apoio.
O Blog do Herbertt Morais está sempre engajado nas lutas contra a discriminação e parabeniza o TJMA pela feliz iniciativa.