
A medida foi provocada pelo aumento de casos de infecção pelo vírus da Covid-19, segundo a prefeitura.
Com uma população estimada em cerca de 38 mil habitantes, o município registra, desde o início de janeiro, um aumento considerável de casos da doença, com 74 infecções confirmadas até a última terça-feira, além de uma pessoa internada devido às complicações da Covid-19.
De acordo com o texto, o decreto estabelece que, durante o período de Carnaval, todas as festas públicas e privadas, assim como eventos que promovam aglomerações, estarão suspensos.
A proibição inclui eventos com som automotivo e shows, e é válida por 15 dias, podendo ser prorrogada, caso necessário, dependendo da evolução dos indicadores epidemiológicos.
O documento, publicado na terça-feira, também determina ponto facultativo nos órgãos municipais entre os dias 3 e 5 de março, com exceção dos serviços essenciais, como saúde pública e limpeza urbana, que vão continuar operando.
Em nota à imprensa, a Prefeitura de Amarante do Maranhão lamentou o cancelamento das festas. Destacou também que, neste momento, a prioridade é proteger a saúde da população e evitar uma sobrecarga no sistema de saúde local.