Na última quinta-feira, 7, o Ministério Público do Maranhão, por meio da 8ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz (Defesa da Mulher), do Centro de Apoio Operacional do Tribunal do Júri, com o apoio das Promotorias de Justiça de Imperatriz e da Escola Superior, promoveu no município uma oficina intitulada “Violência Doméstica e Gerenciamento de Risco: O necessário atendimento qualificado pelas polícias Civil e Militar”. O evento contou com a presença do procurador-geral de justiça, Danilo de Castro.
Promotora Gabriele Gadelha
Na abertura da oficina, o chefe do Ministério Público do Maranhão enfatizou a importância da atuação conjunta entre o Ministério Público e as forças policiais no enfrentamento à violência doméstica. O procurador-geral destacou a necessidade de um atendimento especializado e humanizado para as vítimas, ressaltando que a colaboração entre as instituições é fundamental para o fortalecimento das ações de proteção e prevenção.
Sob coordenação da promotora de justiça Gabriele Gadelha, o evento contou com palestras e atividades práticas conduzidas por especialistas. O promotor de justiça Sandro Lobato, coordenador do CAO-Júri, abordou técnicas de avaliação de risco e procedimentos para lidar com casos de violência doméstica. Também participaram o delegado da Polícia Civil Josenildo José Ferreira e o tenente-coronel Nascimento.