
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) e a Diretoria de Segurança Institucional (DSI/TJMA), promovem, no dia 28/3, o Seminário “Do papel à prática: juízas e servidoras também são protegidas pela Lei Maria da Penha”.
O evento acontecerá das 8h às 18h, no auditório José Joaquim Filgueiras, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís e as inscrições estarão abertas até o dia 21 de março de 2025, pelo Sistema Tutor da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), para o público interno do Judiciário maranhense. O evento contará com palestras e oficinas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.
A iniciativa faz parte da programação anual do programa “Desperta, Maria!”, atualizado pela PORTARIA-GP Nº 684, de 7 de agosto de 2023, e é realizado em parceria entre a Cemulher, presidida pelo desembargador Cleones Seabra, a Ouvidoria da Mulher e a DSI do Tribunal de Justiça do Maranhão, presidida pelo desembargador Sebastião Bonfim.
PROGRAMAÇÃO
A programação começa pela manhã com a palestra “Do papel à prática: juízas e servidoras também são protegidas pela Lei Maria da Penha”, ministrada por Carla Rodrigues Araújo de Castro, procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
No período da tarde, a DSI/TJMA oferecerá Oficinas de Defesa Pessoal para Mulheres, ministradas pela instrutora Graça Pedrosa. As atividades serão destinadas exclusivamente a estagiárias, servidoras, colaboradoras terceirizadas e magistradas participantes do evento.
SERVIÇO
Data: 28 de março de 2025
Local: Fórum Des. Sarney Costa, São Luís
Horário: 8h às 18h
Inscrições: Sistema Tutor (até 21 de março)