“O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, atualmente, de cada 160 crianças nascidas mundialmente uma é autista.
Esse número cresceu significativamente. Antes da década de 1990, por exemplo, quase não existiam autistas diagnosticados, tanto que foi somente, em 1993, que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) entrou na Classificação Internacional de Doenças – CID – OMS.
O TEA, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.
Em 2007, foi instituído pela ONU o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
A Campanha “Abril Azul” surgiu para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) .
A ideia de dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista é extremamente positiva para a sociedade como um todo.
O Blog do Herbertt Morais, mais uma vez, associa-se a todos os engajados na luta pela melhoria da qualidade de vida dos autistas.