O ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (29), na TV Assembleia, recebeu a psicopedagoga Gardênia Abreu, que conversou com a jornalista e apresentadora Elda Borges sobre os efeitos e prevenção do bullying e do cyberbullying na infância e adolescência.
Segundo os números de atas registradas em cartório relatando casos de bullying e cyberbullying, o Brasil bateu recorde em 2023, com quase 121 mil casos, uma média superior a 10 mil casos por mês. Esses dados representam um aumento de 12% em relação à média anual.
A psicopedagoga explicou que os impactos do bullying atingem tanto o agressor quanto a vítima. “A maioria das vezes, a estatística mostra isso: o agressor já foi uma vítima. E, quando ocorre na escola e o agredido faz a troca, nessa troca, já como uma proteção, ele já vai para ser o agressor”.
Gardênia Abreu declarou ser fundamental que haja uma prevenção para que essas situações não ocorram, que não tenham impactos tão elevados como os que tem sido observados nos últimos tempos e que quando identificadas sejam amplamente tratadas. A psicopedagoga pediu aos pais, responsáveis e professores que fiquem atentos aos sinais que a criança ou o adolescente possam apresentar, como isolamento social, ansiedade e depressão.
“No momento em que a família percebe que essa criança está solicitando a saída dela dessa escola, ou de qualquer ambiente, que pode ser um condomínio, uma igreja, enfim, e ela faz essa solicitação sofrida de mudanças, a gente precisa procurar a causa, o motivo. Porque criança gosta de estar com criança. Ela gosta de estar com seus pares, de brincar e, quando ocorre, a família de imediato tem que ficar alerta, ver qual o motivo e procurar ajuda”, observou.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).