No Nordeste e, especialmente, no Maranhão, o São João ganha uma intensidade toda especial na motivação da população.
Por ser um dos momentos mais esperados da cultura popular brasileira, as Festas Juninas possuem um lugar especial no coração do brasileiro.
Afinal, além de valorizarem a cultura do país, também revelam muitos elementos históricos que, às vezes, passam despercebidos da maioria da população, mas que nos encantam a todos.
Historicamente, os Festejos Juninos tiveram origem na Idade Média, a partir do momento em que a Igreja Católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos.
Como o dia 24 de junho era dedicado à celebração do solstício de verão, no Hemisfério Norte e a renovação da natureza, a data passou a ser assimilada pelos cristãos, passando a representar o Dia de São João, cujas festas já eram celebradas no dia anterior, ou seja, dia 23 de junho.
A partir daí, a festa, então, ganhou corpo dentro da Igreja Católica, chegando, no Brasil, pelos portugueses.
Inicialmente, elas eram chamadas de “festas joaninas”, porém, conforme foi passando o tempo e se difundindo no Brasil, passaram a ser chamadas de “Juninas”.
Aí estão apenas alguns elementos, ficando aqui o convite do Blog do Herbertt Morais, para que os nossos pesquisadores possam nos trazer mais lances históricos, desse festejo tão em sintonia com o gosto do brasileiro.
E Viva São João!