“Nesse cenário dramático, a conscientização torna-se o melhor instrumento para se alertar e consequentemente evitar o crescente número de ocorrências”.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre as principais causas de acidentes no trânsito no Brasil, estão: a desobediência às regras de trânsito, o consumo de álcool e a desatenção.
Nesse cenário dramático, a conscientização torna-se o melhor instrumento para se alertar e consequentemente evitar o crescente número de ocorrências.
“Maio Amarelo” tem essa proposta de conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança veicular no dia a dia de todos.
Por que Maio Amarelo é tão importante assim?
Basta olhar para os números para se perceber e entender a importância de movimentos como o “Maio Amarelo”.
Só para exemplificar, segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), órgão da Secretaria Nacional de Trânsito, apenas, em 2021, morreram 11.647 pessoas devido a acidentes. Isso significa que, diariamente, 32 pessoas perderam suas vidas.
Daí, a importância do “Maio Amarelo”, como ferramenta fundamental para a educação de motoristas nas estradas, a propagação de informações e a ampliação das ações positivas, por meio de debates e palestras, especialmente, porque isso consegue envolver tanto o cidadão comum quanto aqueles que trabalham de forma direta com o setor de transportes.
O Blog, no decorrer do mês de maio, uma vez por semana, vai debater sobre vários aspectos desse tema.
Feliz maio para todos Nós!