“Fundada por Moab José de Araújo Sousa, até recentemente, a instituição era conhecida como Lar Pouso da Esperança”.
Um projeto de lei, do vereador Álvaro Pires (PSDB), propõe considerar de utilidade pública o “Pouso – Obras Sociais”, uma instituição filantrópica dedicada a acolher e educar crianças nascidas na orfandade e em situação de vulnerabilidade social, desde 1983.
“Ao longo desse tempo de funcionamento, a instituição vem prestando excelentes serviços à população de São Luís, propiciando assistências no desenvolvimento de ações, atividades e projetos nos âmbitos educacional e social”, justificou Álvaro Pires.
Álvaro Pires pontuou que, desde 2019, o “Pouso – Obras Sociais” também vem prestando assistência a doentes em tratamento de câncer e seus acompanhantes, dando-lhes moradia, alimentação e apoio emocional/espiritual, gratuitamente. Ele ainda observou que, desde sua criação, a instituição é filantrópica, sem apoio governamental, vivendo de doações e campanhas para angariar fundos, a fim de manter a obra e as despesas referidas anteriormente, além de honrar com os pagamentos dos funcionários e contas de água e de luz.
Fundação
Fundada por Moab José de Araújo Sousa, até recentemente, a instituição era conhecida como Lar Pouso da Esperança. Contudo, em 2005, devido à diversidade de projetos e atividades que eram prestadas à comunidade, que não incluíam somente abrigo para crianças, adotou a nova denominação.