Assembleia Legislativa comemora bicentenário do poeta Gonçalves Dias.

Autoridades de diversas áreas prestigiaram a sessão solene em homenagem ao poeta maranhense Gonçalves Dias

Nesta quinta-feira, 10 de agosto, data que marca o bicentenário de nascimento do poeta maranhense Gonçalves Dias, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou Sessão Solene para homenagear este que foi um dos maiores expoentes da literatura brasileira.

A solenidade, proposta pelo deputado Roberto Costa (MDB) e comandada pela presidente da Casa, Iracema Vale (PSB), contou com a presença de diversas autoridades, representantes do Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Academia Maranhense de Letras, entre outras instituições. Durante a solenidade, o escritor, romancista, teatrólogo, historiador e jornalista Gonçalves Dias teve seu nome e seus muitos feitos literários lembrados pelos presentes.

A Sessão Solene também contou com a apresentação da Banda Bom Menino das Mercês e do cantor Guilherme Jr. A presidente Iracema Vale ressaltou o legado de Gonçalves Dias e parabenizou o deputado Roberto Costa pela iniciativa. “É muito importante perpertuarmos a memória do poeta Gonçalves Dia, esse grande orgulho nacional que muito contribuiu para o engrandecimento da nossa literatura e da nossa cultura”, disse a chefe do Legislativo maranhense.

Idealizada em conjunto com a Fundação da Memória Republicana Brasileira, a Sessão Solene foi um dos pontos altos da programação em homenagem ao poeta maranhense, realizada durante todo o ano pelo Governo do Maranhão.

Presente à solenidade, o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, destacou:  “Gonçalves Dias, além de poeta, foi jornalista, advogado e etnólogo.  Escreveu como ninguém sobre temas relacionados ao índio. Patrono da cadeira de número 15, na Academia Brasileira de Letras (ABL), destacando-se como um dos maiores poetas da primeira geração romântica do Brasil. Portanto, a homenagem da Fundação da Memória Republicana, acolhida pela Assembleia Legislativa do Maranhão, se reveste de uma das mais significativas no cenário da cultura do Estado”. comentou o secretário Yuri Arruda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Herbertt Morais

Radialista, 65 anos, criador e apresentador, por vários anos, do programa “Boletim dos Esportes”, na Rádio Ribamar AM; escritor, autor dos livros: “Ame seu Filho Antes que um traficante o Adote” (um esclarecimento sobre as drogas) e “Do Útero aos Esgotos” (uma análise crítica da prática do aborto), em breve, sairá: “Temas Sociais na Perspectiva Espírita”; blogueiro, titular dos Blogs Herbertt Morais e Espaço Kardec; instrutor de práticas esportivas e recreação, com atuação, por vários anos, na Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel); assessor-chefe da Secretaria de Comércio e Trabalho (governo Roseana Sarney); assessor-chefe da Sedel (governo Cafeteira); gerente-geral da Cannes Publicidade, com matriz em Goiânia, diretor da TV Ribamar, Rádio Ribamar AM e Rádio Cidade FM; assessor parlamentar, na Assembleia Legislativa do Maranhão, há 32 anos e presidente do Instituto de Cultura e Cidadania Renascer.

Entre em contato

Publicidade