Agosto: mês dedicado  à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

 

Realmente, o mês de agosto traz algumas peculiariedades que merecem ser destacadas. Além de ser um mês longo, 31 dias e sem nenhum feriado, agosto traz marcas históricas importantes, entre elas, destacam-se, o dia 3, data em que se comemora o fim oficial da censura no Brasil,  criada, em 1988, para recordar o dia em que a nova Constituição Federal foi votada na Assembleia Constituinte.

A censura estabeleceu-se, a partir de 1964, na ditadura militar, e cerceava a liberdade de expressão intelectual, artística, científica e política.

Agora, mais recentemente,  foi sancionada a Lei 14.448/2022 que institui o mês de agosto como de proteção à mulher.

Esta progressiva lei estabelece, dentre outros aspectos, que a União, os estados e os municípios deverão promover ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.

Desta lei, originou-se a criação do “Agosto Lilás”, campanha  que tem como principal objetivo  ressaltar a importância de educar as pessoas em relação ao tema da violência contra as mulheres.

Que venha agosto, cheio de boas energias para todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Herbertt Morais

Radialista, 65 anos, criador e apresentador, por vários anos, do programa “Boletim dos Esportes”, na Rádio Ribamar AM; escritor, autor dos livros: “Ame seu Filho Antes que um traficante o Adote” (um esclarecimento sobre as drogas) e “Do Útero aos Esgotos” (uma análise crítica da prática do aborto), em breve, sairá: “Temas Sociais na Perspectiva Espírita”; blogueiro, titular dos Blogs Herbertt Morais e Espaço Kardec; instrutor de práticas esportivas e recreação, com atuação, por vários anos, na Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel); assessor-chefe da Secretaria de Comércio e Trabalho (governo Roseana Sarney); assessor-chefe da Sedel (governo Cafeteira); gerente-geral da Cannes Publicidade, com matriz em Goiânia, diretor da TV Ribamar, Rádio Ribamar AM e Rádio Cidade FM; assessor parlamentar, na Assembleia Legislativa do Maranhão, há 32 anos e presidente do Instituto de Cultura e Cidadania Renascer.

Entre em contato

Publicidade